segunda-feira, 7 de maio de 2012

Como o bebê aprende


A fase de 0 a 4 anos é quando teremos o nosso maior desenvolvimento emocional, neurológico e motor. Os pais podem ajudar nesse desenvolvimento estimulando o bebê com algumas brincadeiras. E necessário que se evite as brincadeiras muito violentas ou com atitudes muito agressivas. Os pais podem conversar com as crianças. Elas já entendem tudo o que é falado com elas. Não poderão responder verbalmente. Mas com certeza poderão demonstrar as reações através de risos, balanço com a cabeça ou gestos de contentamento ou não. A criança entende o que está sendo falado através do tom de voz e da linguagem corporal.

O ambiente da casa deve ser seguro para a criança. Alguns materiais não devem estar ao alcance das crianças como: materiais de limpeza, remédios, materiais quebráveis. Assim você estará evitando que o seu filho se machuque ou corra algum risco.

Os móveis podem continuar na casa. No começo, principalmente quando o seu filho está começando a andar é necessária uma supervisão maior de um adulto para que ele possa aprender como usar os móveis.

Crie uma rotina para o seu filho desde muito cedo. Essa rotina vai dar ao bebê uma tranqüilidade o deixará menos ansioso. O bebê que tem uma rotina sabe o que virá depois de acordar, tomar banho ou trocar.

Brincar, dançar, cantar, contar historias ajudam no desenvolvimento do seu filho. Quanto aos brinquedos até os 3 anos escolha brinquedos que não tenham peças muito pequenas, que não sejam fáceis de engolir. Em qualquer idade evite dar ao seu filho brinquedos que imitem armas ou monstros muito agressivos.

Para tirar algumas dúvidas os pais podem procurar um profissional que os ajude com as brincadeiras, histórias e músicas para cada idade. Existem alguns grupos que se reúnem uma vez por semana para atividades específicas para cada idade. Sempre com a orientação de um profissional os pais e as crianças terão um espaço para se divertir ao mesmo tempo aprendem como brincar.

Essa é a função de alguns profissionais: orientar os pais para que os filhos possam atingir todo o seu potencial com segurança e para o relacionamento de pais e filhos possa ser estreitado.


Fonte: Filhos&Cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário